O Sindicombustíveis Bahia foi criado em dezembro de 1963 e tem como objetivo o estudo, a coordenação, a proteção e a representação legal da categoria, pautando-se na defesa do seu interesse, contra a verticalização do segmento e a implantação do autoatendimento em postos de serviços. Outra bandeira do sindicato é contra a sonegação fiscal.

O sindicato também promove discussões constantes sobre o segmento e a elaboração de Resoluções e Portarias que estabelecem regras para o mercado junto à ANP. Um exemplo disso é a Portaria sobre o Ponto de Abastecimento e suas regras de comercialização, vitorioso contra o Projeto das Centrais de Abastecimento.

O Sindicombustíveis Bahia representa mais de 1.500 empresas revendedoras de combustíveis do Estado, emprega mais de 20.000 pessoas e arrecada em média 30% de todo o ICMS da Bahia.